As Dificuldades de Trabalhar em Casa

Muitos leitores do blog, estão com uma certa dúvida recorrente… Como se organizar para trabalhar em casa?

Então, eu resolvi escrever a respeito de minhas experiências no assunto.

Para começar o “home office” você deve ter algumas coisas muito importantes em sua cabeça. E isso se repete, seja para você gerenciar seu próprio negócio ou para você trabalhar por uma outra empresa…

Home_Office_FeStep_of_Fe_Group_Bangkok_Thailand

Em primeiro lugar, HORÁRIO. O fato de você trabalhar de casa implica em uma certa preguiça de acordar cedo e principalmente, ficar em frente ao computador enquanto está passando a novela da tarde ou aquela mesa redonda de futebol na TV. Será necessário muita disciplina para que você entenda que apesar de estar em sua casa, você não está de folga e, muito menos de férias.

Obviamente que existem vantagens nesse sistema de trabalho e, uma delas é a de você poder assistir a sua novela a tarde, ou o jogo da Champions… mas depois, vai ter que compensar até mais tarde, para cumprir aquilo que estava programado para o dia.

Exatamente… este é o segundo ponto: AGENDA. Sem uma agenda diária de suas tarefas, fica complicado demais você administrar seu tempo e suas tarefas e, sem ninguém para te n”chefiar”, fica muito fácil perder horas no facebook. Por isso, antes de começar a semana, anote tudo o que você deve fazer e distribua ao longo dos dias e, sempre a cada nova manhã verifique se alguma mudança ou adequação precisará ser feita.

Terceiro e, não menos importante, LOCAL DE TRABALHO. Se você mora com mais alguém, seja seus pais, esposa (o), filhos, empregada doméstica ou um outro agregado qualquer, você não vai querer ficar no meio da sala trabalhando e sendo constantemente atrapalho por essa pessoa. Certo? Pode até ser muito divertido vocês ficarem conversando enquanto você trabalha, mas o resultado final não será bom. Acredite!

Por isso, arrume um cantinho só para você. Deixe o local do jeito que você gostaria que fosse e peça para que evitem te incomodar em seu horário de trabalho. Se você gostar, colocar uma música para tocar pode ajudar bastante na concentração e tornar o dia mais produtivo. Atenção também a luminosidade e ao “clima” da sala… invista em uma boa fonte de luz e em instrumentos para deixar o local com a temperatura agradável, seja um ventilador, ar condicionado ou aquecedor, conforme o caso!

Basicamente é isso… trabalhar em casa é muito prazeroso e saudável, desde que feito de maneira correta e  disciplinada. Caso contrário, pode se tornar um pesadelo. Saiba aproveitar as vantagens e tirar ótimo proveito disso. Uma vez que você entrou no esquema, difícil vai ser querer voltar para o escritório.

Vejam o vídeo baixo, ele tem algumas dicas complementares e muito boas!


Veja também: Como Passar num Concurso Público?